Apresentação do livro da designer de interiores e pintora Nini Andrade Silva, um “privilégio”
Nota de Imprensa
3 de Maio 2024 José Manuel Bolieiro apresentou livro de Nini Andrade Silva, “privilégio e oportunidade” de reforçar laços com uma artista única O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, apresentou na quinta-feira, na Ribeira Grande, o livro da designer de interiores e pintora Nini Andrade Silva, um “privilégio” e uma oportunidade de reforçar laços com uma artista única que tem os Açores “no coração”. “Ela é uma mulher arquipélago. E com isso digo uma mulher universal, que quase tem o dom da ubiquidade”, frisou José Manuel Bolieiro, sobre Nini, falando durante a sessão tida no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas. O Presidente do Governo enalteceu o talento da artista, valorizando o livro que “cativa” novos e velhos fãs para “a referência criativa” da madeirense. “Ao ler e ver o livro, senti que lia o estar e o ser da nossa talentosa Nini”, vincou. Com um trabalho de elevado reconhecimento nacional e internacional, Nini Andrade Silva tem levado o nome de Portugal aos quatro cantos do mundo, sendo a mente criativa por trás de múltiplos hotéis. A edição apresentada na quinta-feira mostra uma seleção forte de hotéis onde desenhou os interiores. Em paralelo, Nini dá-se a conhecer o seu trabalho de artista plástica e de designer de mobiliário e outros equipamentos. “É com verdadeiro orgulho e até alguma emoção, que há 30 anos lidero uma equipa composta por profissionais que, antes de o serem, são seres humanos únicos, de uma dedicação ímpar e de um profissionalismo e competência que traduzem a razão do nosso sucesso. São o empenho e a dedicação dos nossos colaboradores e as suas fortes relações com todos os ‘stakeholders’ que nos levam a alcançar os objetivos a que nos temos proposto”, diz Nini Andrade Silva a propósito do livro agora editado. Nascida no Funchal, Nini formou-se em Design no Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing (IADE), em Lisboa, tendo prosseguido em simultâneo o seu percurso académico e profissional em locais como Nova Iorque, Londres, Paris, África do Sul e Dinamarca. A 10 de Junho de 2011, Nini Andrade Silva foi distinguida pelo Governo com o Título Honorífico da Grande Ordem do Infante D. Henrique, Grau de Oficial, pelos feitos alcançados em nome de Portugal, no país e no estrangeiro.
camera detail
more
Acompanhando a visita do Secretário Regional da Economia, Mar e Pescas do Governo da Madeira, Rui Barreto, ao Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira – TERINOV.
Nota de Imprensa
3 de Maio 2024 Artur Lima sublinha haver “grande caminho a fazer” com Madeira em matéria de ciência e tecnologia O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, sublinhou hoje haver um “grande caminho a fazer” com a Região Autónoma da Madeira em matéria de “aprofundamento” de colaborações em áreas como a ciência e a tecnologia. “Acho que têm de ser dados grandes passos. Temos todas as condições para fazer isso, com o excelente exemplo do TERINOV e do parque empresarial da Madeira”, vincou o governante. Artur Lima falava após ter acompanhado a visita do Secretário Regional da Economia, Mar e Pescas do Governo da Madeira, Rui Barreto, ao Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira – TERINOV. Açores e Madeira, frisa o governante, têm de dar seguimento aos compromissos firmados na cimeira conjunta de 2022 e manter-se unidos “com força” em todas as “vias de colaboração que se possam estabelecer” de afirmação dos arquipélagos a nível da Macaronésia, da Europa, e inclusive dos próprios Estados Unidos da América. Artur Lima defendeu ainda a implementação de “canais de exportação diretos para a Madeira”, em áreas como a carne ou o leite dos Açores, sustentando que, no campo da tecnologia, deve haver um aprofundamento das relações entre as academias e os parques empresariais.
camera detail audio detail
more
Dia da Europa na ilha de Santa Maria - Cartaz
Nota de Imprensa
2 de Maio 2024 Vice-Presidência do Governo promove comemorações do Dia da Europa na ilha de Santa Maria A Vice-Presidência do Governo dos Açores, através da Direção Regional dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa, promove, a 9 de maio, as comemorações regionais do Dia da Europa em Vila do Porto, ilha de Santa Maria, com a realização de diversas iniciativas de cariz educativo, cultural e lúdico. O programa comemorativo, que resulta de uma parceira com a Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço (EMA-Espaço)/Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, a Câmara Municipal de Vila do Porto e o centro EUROPE DIRECT Açores, decorre sob a temática do Espaço. Com esta comemoração pretende-se sensibilizar e estimular o interesse e a participação de toda a comunidade em atividades relacionadas com a União Europeia, contribuindo para uma maior e melhor divulgação e conhecimento de temáticas relativas à União Europeia em geral e às Regiões Ultraperiféricas (RUP), como é o caso dos Açores. Nas comemorações deste ano é dedicada especial atenção ao Espaço, enquadrando assim esta temática na ambição regional e nacional de tornar os Açores num hub atlântico da Europa para o Espaço, alavancando as condições privilegiadas que a Região oferece para a consolidação e crescimento do seu ecossistema espacial, contribuindo decisivamente para a concretização dos programas espaciais nacional e europeu para o Espaço. O programa arranca na manhã do dia 8 de maio com a iniciativa ‘Back to School’, na Escola Básica e Secundária de Santa Maria, que contará com a presença de Vera Pinto Gomes, da Direção Geral da Indústria da Defesa e do Espaço (DG DEFIS) da Comissão Europeia. A conferência de abertura “A Europa e o Espaço: o papel dos Açores e de Portugal no programa espacial europeu” está marcada para as 20h30 na Biblioteca Municipal de Vila do Porto e contará com a participação de Vera Pinto Gomes da DG DEFIS da Comissão Europeia e Hugo Costa, diretor da Agência Espacial Portuguesa (AEP). Ainda na Biblioteca será inaugurada a exposição “Nós, a Europa e o Espaço” elaborada por alunos do Clube Europeu da EBS de Santa Maria, que ali ficará patente até ao dia 10 de maio, das 9h00 às 18h00, seguindo depois para a Escola Básica e Secundária onde estará exposta a partir do dia 13 de maio. Já no dia 9 de maio, a sessão solene comemorativa terá lugar no Jardim Municipal de vila do Porto pelas 9h30, com o hastear das bandeiras e execução do Hino da Europa pela Banda Recreio Espirituense, seguindo-se as intervenções de representantes do Governo dos Açores, Município de Vila do Porto e Centro de Informação Europe Direct Açores.
more
Entrega de três moradias na freguesia dos Biscoitos
Nota de Imprensa
2 de Maio 2024 Investimento regional em programas de apoio à habitação ultrapassa os 43 milhões de euros O investimento regional em programas de apoio à habitação desde 2021 já ultrapassa os 43 milhões de euros, tendo sido apoiadas mais de 9.400 famílias, adianta a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego. Maria João Carreiro falava esta semana na ilha Terceira, durante a entrega de três moradias, de um lote de 16 na freguesia dos Biscoitos, renovadas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num investimento de 283 mil euros. “Estas moradias estão a ser recuperadas com investimento do PRR e entregues a jovens famílias com filhos ou monoparentais, através de programas regionais, neste caso renda apoiada, no que constitui um bom exemplo da articulação de instrumentos financeiros para resolver problemas de habitação”, enalteceu. O valor global de investimento nas famílias, em matéria de habitação, inclui cerca de um milhão de euros no apoio à construção e aquisição de habitação própria e permanente, quase sete milhões de euros às câmaras municipais, no âmbito dos Contratos ARAAL em vigor e onde são apoiadas mais de 1.200 famílias. Ainda no apoio às famílias, a Região tem, continuamente, apoiado na recuperação de habitação degradada, através do “Casa Renovada – Casa Habitada”, tendo executado, em apoios diretos às famílias açorianas, oito milhões de euros. Maria João Carreiro destacou o investimento no apoio direto ao pagamento das rendas às famílias açorianas. “Desde 2021 o valor do investimento nesta matéria nunca foi inferior a três milhões de euros, valor nunca atingido até então. O investimento global, entre 2021 e 2023, aproximou-se dos 10 milhões de euros”, constatou. No Plano e Orçamento da Região 2024 está previsto o investimento de mais 3,5 milhões de euros para apoiar 2.022 famílias, valor que poderá aumentar tendo em conta que as candidaturas ao IA Jovem estão abertas até ao final do mês de maio.
more
V Encontro Açores Brasil decorre na próxima semana ilha de São Miguel - Cartaz
Nota de Imprensa
3 de Maio 2024 V Encontro Açores Brasil decorre na próxima semana ilha de São Miguel O V Encontro Açores Brasil realiza-se na próxima quinta-feira, 9 de maio, no Palácio da Conceição, em Ponta Delgada, por uma iniciativa da Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, através da Direção Regional das Comunidades. A sessão inicia-se às 10h00 e será constituída por dois painéis, um dedicado aos açordescendentes no Brasil e outro sobre os brasileiros nos Açores, sendo ambos transmitidos, em direto e na íntegra, através da página oficial da Direção Regional das Comunidades na rede social Facebook, Comunidades Açores. O primeiro painel conta com intervenções dos Conselheiros da Diáspora Açoriana eleitos pelos estados brasileiros do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, respetivamente, Daniel Evangelho Gonçalves, Willian Agostinho Marques e Régis Marques Gomes. Este painel é encerrado pela presidente da Associação dos Emigrantes dos Açores, Andrea Moniz-DeSouza. O segundo painel terá os testemunhos de integração de oito cidadãos brasileiros residentes na ilha de São Miguel, nomeadamente, Acir Meirelles, Anderson Ouro Preto, Ângela Fernandes, Anna Christina Silva, Clayton Carneiro, Eleonora Marino Duarte, Tatiana Clébicar e Wellington Nascimento. O presidente da Associação dos Imigrantes nos Açores, Leoter Viegas, encerra este painel. O encerramento oficial do V Encontro Açores Brasil, por volta das 12h00, estará a cargo do Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, que conduzirá os trabalhos dos dois painéis, enquanto o Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, fará o enquadramento inicial do evento. O primeiro Encontro Açores Brasil teve lugar em outubro de 2021, na cidade de Ponta Delgada, com as três edições seguintes a realizarem-se em Angra do Heroísmo (março de 2022), Rio de Janeiro (julho de 2022) e Florianópolis (dezembro de 2023). Esta iniciativa visa reconhecer a importância e valorizar a cooperação entre os Açores e o primeiro destino da emigração açoriana, o Brasil, que é igualmente o país de origem da mais representativa comunidade imigrada na Região. Os encontros inserem-se na política do Governo dos Açores que reforça e valoriza os laços sociais, culturais e económicos entre a Região Autónoma e a sua diáspora, neste caso particular com as comunidades açordescendentes no Brasil.
more

HomeMapPortlet