Declarações
Nota de Imprensa
4 de Maio 2024 José Manuel Bolieiro elogia “capacidade de trabalho e reação” após incêndio no HDES O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, elogiou hoje a “capacidade de trabalho e reação” de profissionais de saúde, forças de segurança, agentes de proteção civil e unidades de saúde, públicas e privadas, após o incêndio que deflagrou esta manhã no Hospital Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada. “A todos estou muito grato”, sublinha José Manuel Bolieiro. Esta é, reconhece o governante, uma “situação dramática”, que causa “perturbação” a todos, nomeadamente profissionais de saúde, doentes e familiares destes, mas “tudo” está a ser feito para “minimizar” este incidente e promover um “regresso à normalidade”. “Agradeço e tenho orgulho em todos os profissionais e instituições que têm ajudado a minimizar esta situação”, prossegue o Presidente do Governo. O Governo dos Açores acompanha a situação no HDES, deixando palavras de solidariedade e incentivo a todos os que estão desde manhã a combater o incêndio na unidade hospitalar. Nesta fase, e enquanto não se debela na plenitude o incêndio, o Governo insta os cidadãos a seguirem as indicações transmitidas pelo hospital nas suas redes sociais.
more
Apresentação do livro da designer de interiores e pintora Nini Andrade Silva, um “privilégio”
Nota de Imprensa
3 de Maio 2024 José Manuel Bolieiro apresentou livro de Nini Andrade Silva, “privilégio e oportunidade” de reforçar laços com uma artista única O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, apresentou na quinta-feira, na Ribeira Grande, o livro da designer de interiores e pintora Nini Andrade Silva, um “privilégio” e uma oportunidade de reforçar laços com uma artista única que tem os Açores “no coração”. “Ela é uma mulher arquipélago. E com isso digo uma mulher universal, que quase tem o dom da ubiquidade”, frisou José Manuel Bolieiro, sobre Nini, falando durante a sessão tida no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas. O Presidente do Governo enalteceu o talento da artista, valorizando o livro que “cativa” novos e velhos fãs para “a referência criativa” da madeirense. “Ao ler e ver o livro, senti que lia o estar e o ser da nossa talentosa Nini”, vincou. Com um trabalho de elevado reconhecimento nacional e internacional, Nini Andrade Silva tem levado o nome de Portugal aos quatro cantos do mundo, sendo a mente criativa por trás de múltiplos hotéis. A edição apresentada na quinta-feira mostra uma seleção forte de hotéis onde desenhou os interiores. Em paralelo, Nini dá-se a conhecer o seu trabalho de artista plástica e de designer de mobiliário e outros equipamentos. “É com verdadeiro orgulho e até alguma emoção, que há 30 anos lidero uma equipa composta por profissionais que, antes de o serem, são seres humanos únicos, de uma dedicação ímpar e de um profissionalismo e competência que traduzem a razão do nosso sucesso. São o empenho e a dedicação dos nossos colaboradores e as suas fortes relações com todos os ‘stakeholders’ que nos levam a alcançar os objetivos a que nos temos proposto”, diz Nini Andrade Silva a propósito do livro agora editado. Nascida no Funchal, Nini formou-se em Design no Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing (IADE), em Lisboa, tendo prosseguido em simultâneo o seu percurso académico e profissional em locais como Nova Iorque, Londres, Paris, África do Sul e Dinamarca. A 10 de Junho de 2011, Nini Andrade Silva foi distinguida pelo Governo com o Título Honorífico da Grande Ordem do Infante D. Henrique, Grau de Oficial, pelos feitos alcançados em nome de Portugal, no país e no estrangeiro.
camera detail
more
Acompanhando a visita do Secretário Regional da Economia, Mar e Pescas do Governo da Madeira, Rui Barreto, ao Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira – TERINOV.
Nota de Imprensa
3 de Maio 2024 Artur Lima sublinha haver “grande caminho a fazer” com Madeira em matéria de ciência e tecnologia O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, sublinhou hoje haver um “grande caminho a fazer” com a Região Autónoma da Madeira em matéria de “aprofundamento” de colaborações em áreas como a ciência e a tecnologia. “Acho que têm de ser dados grandes passos. Temos todas as condições para fazer isso, com o excelente exemplo do TERINOV e do parque empresarial da Madeira”, vincou o governante. Artur Lima falava após ter acompanhado a visita do Secretário Regional da Economia, Mar e Pescas do Governo da Madeira, Rui Barreto, ao Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira – TERINOV. Açores e Madeira, frisa o governante, têm de dar seguimento aos compromissos firmados na cimeira conjunta de 2022 e manter-se unidos “com força” em todas as “vias de colaboração que se possam estabelecer” de afirmação dos arquipélagos a nível da Macaronésia, da Europa, e inclusive dos próprios Estados Unidos da América. Artur Lima defendeu ainda a implementação de “canais de exportação diretos para a Madeira”, em áreas como a carne ou o leite dos Açores, sustentando que, no campo da tecnologia, deve haver um aprofundamento das relações entre as academias e os parques empresariais.
camera detail audio detail
more
Entrega de três moradias na freguesia dos Biscoitos
Nota de Imprensa
2 de Maio 2024 Investimento regional em programas de apoio à habitação ultrapassa os 43 milhões de euros O investimento regional em programas de apoio à habitação desde 2021 já ultrapassa os 43 milhões de euros, tendo sido apoiadas mais de 9.400 famílias, adianta a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego. Maria João Carreiro falava esta semana na ilha Terceira, durante a entrega de três moradias, de um lote de 16 na freguesia dos Biscoitos, renovadas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num investimento de 283 mil euros. “Estas moradias estão a ser recuperadas com investimento do PRR e entregues a jovens famílias com filhos ou monoparentais, através de programas regionais, neste caso renda apoiada, no que constitui um bom exemplo da articulação de instrumentos financeiros para resolver problemas de habitação”, enalteceu. O valor global de investimento nas famílias, em matéria de habitação, inclui cerca de um milhão de euros no apoio à construção e aquisição de habitação própria e permanente, quase sete milhões de euros às câmaras municipais, no âmbito dos Contratos ARAAL em vigor e onde são apoiadas mais de 1.200 famílias. Ainda no apoio às famílias, a Região tem, continuamente, apoiado na recuperação de habitação degradada, através do “Casa Renovada – Casa Habitada”, tendo executado, em apoios diretos às famílias açorianas, oito milhões de euros. Maria João Carreiro destacou o investimento no apoio direto ao pagamento das rendas às famílias açorianas. “Desde 2021 o valor do investimento nesta matéria nunca foi inferior a três milhões de euros, valor nunca atingido até então. O investimento global, entre 2021 e 2023, aproximou-se dos 10 milhões de euros”, constatou. No Plano e Orçamento da Região 2024 está previsto o investimento de mais 3,5 milhões de euros para apoiar 2.022 famílias, valor que poderá aumentar tendo em conta que as candidaturas ao IA Jovem estão abertas até ao final do mês de maio.
more
Inauguração da “FICSA – Feira da Indústria, Comércio e Serviços dos Açores”
Nota de Imprensa
4 de Maio 2024 Berta Cabral enaltece vitalidade e determinação dos empresários e das empresas na dinamização da economia regional A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, afirmou esta sexta-feira, em Ponta Delgada, que as medidas implementadas pelo Governo dos Açores, nos últimos três anos e meio, proporcionaram condições mais atrativas para a atividade económica, e fez questão de enaltecer e reconhecer “a vitalidade e determinação dos empresários e empresas na dinamização da economia regional”. Berta Cabral falava, em representação do Presidente do Governo dos Açores, na inauguração de mais uma edição da Feira da Indústria, Comércio e Serviços dos Açores, integrada no cartaz das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres. Trata-se do maior evento desta natureza na Região, que conta com várias dezenas de empresas e artesãos em contacto com milhares de visitantes, entre residentes, turistas e emigrantes. “Só por isso, já se depreende a importância que a Feira de Indústria, Comércio e Serviços dos Açores tem para dar palco e aumentar a exposição massiva das nossas empresas, empreendedores e artesãos”, disse. Segundo a governante, “o turismo é, atualmente, o setor que mais alavanca a economia regional, com impactos diretos na criação de valor, na geração de emprego e na democratização do rendimento em todas as ilhas, com efeitos evidentes no bem-estar e na qualidade de vida das nossas comunidades”. Recordando que 2023 foi o melhor ano de sempre para o turismo açoriano, com mais de 3,8 milhões de dormidas e uma receita recorde na hotelaria superior a 158 milhões de euros, Berta Cabral destacou o crescimento de 14,4 % nas dormidas e de 23 % nos proveitos da hotelaria relativamente a 2022. Comparativamente a 2019, assiste-se a um aumento de quase 30% nas dormidas e mais de 50% nos proveitos. “O nosso crescimento em receitas foi, assim, muito superior ao crescimento em dormidas, significando que estamos a crescer mais em valor do que em quantidade, e isso é um claro indicador de elevação da qualidade e da sustentabilidade do destino Açores”, afirmou. A governante recordou que os Açores têm “um reconhecimento internacional ímpar e uma notoriedade externa crescente e em consolidação”, sendo o primeiro arquipélago no mundo certificado como “Destino Sustentável”, já com o Nível IV Prata e a trabalhar para atingir o Nível Ouro em 2024. Berta Cabral lembra que a Região tem recebido inúmeros prémios nacionais e internacionais, figurando nos destaques dos mais reconhecidos e valiosos meios de comunicação social especializados, como é o caso da National Geographic. Ainda há cerca de duas semanas, os Açores foram eleitos o Melhor Destino Europeu, exatamente pelos eleitores desta prestigiada revista. Também em 2023, a Região foi eleita como o Melhor Destino de Aventura do Mundo, tendo sido considerada, nos últimos anos, o Melhor Destino de Aventura da Europa. “Temos imenso orgulho no trajeto que temos vindo a trilhar e naquilo que temos vindo a conquistar, reconhecendo que, no turismo, o trabalho não acaba. É um esforço permanente, num dos mais competitivos setores da economia mundial e é nosso dever continuar a investir para assegurar a promoção externa do destino e consolidar a notoriedade que alcançamos e que queremos continuar a incrementar”, frisou. Berta Cabral disse ser uma “responsabilidade conjunta continuar a desenvolver proactivamente a oferta turística, trabalhando para elevar a estruturação, a qualidade e a consistência da experiência e dos serviços que colocamos à disposição de quem visita” os Açores, E vincou: "a nossa missão é ter turismo todo o ano em todas as ilhas e mesmo perante adversidades que têm surgido de forma inusitada, temos conseguido caminhar nesse sentido, de forma bastante assertiva”. A governante salientou que, apesar da redução da operação da Ryanair, “o mercado recompôs-se rapidamente, levando a SATA e a TAP a disponibilizar mais voos e a incrementar as taxas de ocupação dos seus aviões”. Berta Cabral sublinhou também que, não obstante a redução do poder de compra do mercado nacional, registou-se um saldo positivo de 1.200 passageiros vindos do continente para os Açores, nos meses de novembro 2023 a março de 2024, quando comparado com o inverno anterior. Nas chegadas internacionais as taxas de crescimento batem todos os recordes, com um crescimento de 31% em 2023, e um grande incremento nas dormidas de hóspedes provenientes de mercados estrangeiros. Neste sentido, aproveitou para acrescentar que os Açores estão atualmente ligados ao exterior através de 15 companhias aéreas que operam para 26 destinos. “O extraordinário aumento da nossa conectividade é um sinal claro do funcionamento do mercado, mas também uma evidência do esforço de promoção dos Açores e do potencial da sua atratividade”, sustentou. Destacando a riqueza que os Açores têm para oferecer no âmbito do turismo cultural e em particular no turismo religioso, Berta Cabral salientou serem estas “as mais profundas e genuínas manifestações daquilo que temos de melhor para oferecer e que é a nossa Natureza Humana”, sendo as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres “um exemplo bastante evidente desta riqueza do património imaterial, configurando já um momento de especial atratividade para a chegada de turistas e de conterrâneos da diáspora”. Segundo Berta Cabral, as festividades que se realizam por todas as ilhas são “um legado que deve ser potenciado e estruturado respeitosamente como produto turístico, contribuindo para a dispersão de fluxos turísticos por todo o território, ao longo de mais meses no ano, e cativando diferentes mercados, entre os quais as várias gerações da diáspora açoriana”.
camera detail
more

HomeMapPortlet